domingo, 5 de junho de 2011

Apenas umas idéias propedêuticas

   Matérias propedêuticas são as matérias introdutórias do curso de direito (e acho que outros cursos), são matérias que sedimentam os conhecimentos inicias dentro de nossas cabeças, ainda lotadas de coisas inúteis e vícios do ensino médio. Preparam-nos para aprender (ou ao menos tentar aprender) as coisas que virão nos semestres seguintes. Parecem coisas inúteis no início do curso (eu particularmente gosto de Economia Política), mas serão úteis para o resto das nossas vidas acadêmicas.            
   Será mesmo que política é um assunto denso? Sejamos objetivos na análise. O Estado é uma forma de regular nossas ações através de elementos coercitivos criados por nós mesmos (definição de algum pensador nebuloso, que eu li nas aulas de Teoria do Estado), ou seja, a política não passa de um reflexo daquilo que se observa em sociedade. Quando alguém rouba aquilo que consideramos nosso domínio público o primeiro erro é ter colocado aquela pessoa em determinada posição e assim por diante. É um ciclo vicioso de corrupção que tem origens obscuras, mas pode ter um fim. A única forma de eliminar o ciclo é usando a própria política.
   Vamos discuti-la no caminho até a faculdade, na fila do almoço, nas salas de aula, nos corredores, nas bibliotecas, nas mesinhas de bar, com conhecidos, estranhos e familiares. Se alguém tentar te matar, de vez em quando, não se intimide. Em todo confronto de idéias existem aqueles que querem impor sua opinião, ignore essas pessoas e siga em frente. Política não é para poucos, é para todos. Pregue na porta da geladeira os nomes, as fotos e as eventuais fichas policiais dos candidatos em quem você votou nas últimas eleições, se eles vierem a ganhar, você poderá cobrar resultados deles depois, e cobre de quem você não votou também, são pessoas públicas que prestam um serviço e é obrigação deles fazer direito.
   Até o momento eu me proponho a ser propedêutico, não quero me alongar em assuntos chatos (quem dera alguns professores também pensassem assim), são só idéias. Se você é covarde ou pacifista de mais para segui-las, não se preocupe, pois a política é como uma mãe. Ela vai te envolver, cuidar de você e não deixar que esses assuntos chatos o perturbem. Você será um escravo alienado do sistema e acreditar sinceramente que esse assunto não desrespeita a você e nem a ninguém próximo. Quando começarem a falar de política taparás os ouvidos e vais ignorar. Não faça isso, se não queres argumentar apenas escute, pois você sempre aprende alguma coisa. 

Por Sávio Barros

2 comentários:

  1. Concordo plenamente, mas nada é tão fácil quanto parece, não se pode mudar uma mentalidade irraizada durante séculos na população, duvido até se é possível mudar algo, porque tudo é um jogo de interesses, não existe certo ou errado e sim lucrativo ou não, essa é a mentalidade que eu consigo perceber, enquanto isso não for mudado, enquanto o individual ultrapassar o coletivo, eu duvido que qualquer discussão política seja interessante e gere resultados satisfatórios, mas essa é só minha visão, nem estuda nada relacionado as áreas humanas, sou das exatas, por isso alguns podem ate discordar de mim ou me chamar de ignorante.

    Sávio parabéns pelo blog, espero q tragasa assuntos interessantes para discutirmos.

    ResponderExcluir
  2. Excelente Sávio, a política não é somente a partidária, ser político é admitir uma qualidade visceralmente ligada ao homem como diz Aristóteles. No Direito também não podemos deixar de observar a importância da busca por um bem melhor e coletivo.

    um texto bem esclarecido e sereno, parabéns pelo blog.
    abs evandro

    ResponderExcluir