domingo, 5 de junho de 2011

Uma visão sobre democracia e liberdade

   Os conceitos de liberdade e democracia, só podem ser entendidos se analisarmos a sociedade e suas relações econômicas.
Segundo o eminente professor Alaôr Caffé Alves, a liberdade esta intrinsecamente ligada com o materialismo. Atualmente nas sociedades prevalecem as relações econômicas, e quem detém maior quantidades de bens e meios de produzi-los, possui uma maior influência sobre quem necessita consumi-los. Desse modo, a liberdade esta associada com o poder econômico dos indivíduos.
   Todos podem pensar e se expressar da maneira que quiserem dentro de uma sociedade, o que o professor chamado de liberdade subjetiva, mas há também a liberdade real, que é a de um cidadão fazer uso de alguma coisa que lhe trará prazer, como viajar, ir á festas, cinemas ou teatros, entre outros, que são atividades dispendiosas economicamente, de onde podemos concluir que a liberdade de uma pessoa aumenta à medida que cresce o seu patrimônio.
   Com o acúmulo de bens nas mãos de poucos, a sociedade acaba por se dividir em classes sociais, onde a minoria, que é detentora do poder econômico, acaba por controlar a maioria, desprovida de riquezas, principalmente pela mídia, fazendo a maioria perder o seu poder de decisão e ficar dependente da vontade da elite social. É nesse contexto que podemos entender o conceito de democracia.
   A democracia, como sendo a vontade do povo, é um sentimento que nasce no coração da sociedade e é através dela que a sociedade atinge a sua liberdade. O professor Caffé ainda aponta que a democracia participativa seria o único meio de combater as disfunções do mercado e visar uma melhor distribuição de renda, é através dela que a coletividade pode se opôr as forças perversas da economia e da elite, que só pensa em si mesma e, que tenta a todo custo, sempre se manter no poder.


Por Diego Fonseca

2 comentários:

  1. Mas, se uma minoria controla a maioria atraves da mídia, a idéia de democracia não estaria sendo deturpada? pois o poder de critica dessa massa estaria sendo "controlado", talvez isso seja a verdadeira expressão da liberdade capitalista...
    Mas como pode haver democracia participativa, se essa elite tem o poder político e econômico?

    ResponderExcluir
  2. é justamente isso meu caro Gabriel, a democracia participativa deve ser, sobre tudo, PARTICIPATIVA, todos nós, o povo, que somos detentores dos direitos políticos, e o concedemos a um candidato nas eleições pra nos representar, isso não exclui nossa participação, e é com a participaçao que o cidadao reduz o poder politico da elite, apesar que esta ainda é detentora da mídia, e por consequente, ainda forma a opinião da maioria. é uma questao filisofica...

    ResponderExcluir